quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Standarte | Sua Importância Oculta | Melhoria sem os Micros Afinadores"


Standarte, para quem não sabe, é aquela peça que segura às cordas na parte inferior no violoncelo (violinos, violas, contra baixos acústicos também).

Essa peça passa despercebida por muitos. Muitos acreditam que ela não influencia no som, e se influencia é pouca coisa.

Essa pouca coisa para quem tem um instrumento feito à mão, com madeiras e verniz correto, talvez não seja importante mesmo (acho que sim).

Mas para o meu caso e de muitos que não têm um bom instrumento pode ser de importância ler esta postagem, para melhorar, mesmo que pouco, o som do seu instrumento.

No meu primeiro violoncelo queria fazer de tudo para melhorar o som. Algo que fiz foi tirar todos os micro-afinadores. Sim, tirei todos.  Usava raramente.

Quando tirei os micro afinadores o violoncelo ficou mais macio. Sim o violoncelo ficou mais macio sim. Outra coisa que aconteceu foi que o som ficou mais leve. Menos metálico. Sim o ficou mais madeira.

Diante disso, comprei um estandarte novo, de ébano. Troquei e continuei sem os micro afinadores. O som o violoncelo, o Alan, melhorou sim. Ficou mais leve e com o som melhor.  Mais ainda não tinha certeza, se melhorava mesmo ou não, o som.

O meu atual violoncelo, veio com um estandarte de plástico, com micro afinadores embutidos. Um bom estandarte, segundo informações. Em vídeos na internet o vejo em diversos violoncelos profissionais. Apenas tenho dúvida se é de plástico ou de fibra de carbono (acredito que o de fibra seja melhor, o meu acredito que se seja de plástico).

Em busca de melhoria do som do meu instrumento (e eliminar o lobo, click aqui para saber mais) tirei esse estandarte e coloquei o de ébano sem os micros afinadores.

Nossa, gostei, minha primeira impressão foi que o som tinha ficado mais agudo. Minha esposa disse que o som tinha aberto e que o de ébano era melhor.

Estava tocando com o de ébano bem agradavelmente. Mas pensei em retornar ao anterior, devido o seu atual uso de grandes violoncelistas e por ter o micro afinador, e por acreditar se um estandarte melhor.
Tocando em casa, me deu a loca e troquei, ou seja, coloquei o estandarte de plástico com os micros afinadores, novamente. Senti essas diferenças: (mas fiquei na dúvida)

- o som ficou mais oco;
- o som ficou mais baixo;
- as cordas vibraram menos;
- as cordas ficaram mais pesadas;
- o pior de tudo, o vibrato ficou mais difícil de fazer, perdeu o inicio leve e o fim leve. Sim e violoncelo ficou com som pesado (tipo pneu vazio). Mas o som do violoncelo ficou o mesmo, mais com essas características.

Com o estandarte de plástico tive dificuldades para afinar o instrumento. Não encontrava a afinação de maneira alguma, sempre ficava meio tom abaixo, meio tom acima. Não encontrava a afinação correta. Parecia que a vibração prejudicava o som.

Pensei em retornar para o estandarte de ébano sem os micros afinadores e neste dia estava lá em casa um grande amigo-irmão que toca violino, tocar é pouco.

Tocamos uma peça juntos rapidamente com o violoncelo com o estandarte de plástico. Depois tirei o estandarte de plástico e coloquei o de ébano sem os micros afinadores. O violinista disse que tem um igual ao meu, só que para violino e ele não gosta desse modelo de estandarte.

Quanto afinou o instrumento, na hora percebi a diferença. Desta vez com mais certeza da melhoria do som. Ele também disse, sou muito mais esse de ébano. Minha dúvida foi embora, o de ébano é melhor.

Tive essa impressão, com o estandarte de ébano sem os micros afinadores:
- o som abriu mais;
- o som dura mais tempo com as cordas soltas, devido à vibração melhor;
- as cordas vibram mais;
- as cordas ficam mais leves;
- e o melhor de tudo, o vibrato ficou mais fácil de fazer e mais bonito. O controle do vibrato é melhor, pois a corda vibra muito. Sim, há mais vibração das cordas entre o cavalete e o estandarte. Isso faz toda diferença na hora de vibrar, para ter o controle do vibrato. Essa é minha percepção.
- melhorou sim.

Essa vibração que me refiro fica mais evidente se tocarmos sem o arco.

Conclusão:

Em suma, gostei mais do violoncelo com o estandarte ébano sem os micro afinadores e repito que, mesmo não sendo estandarte de ébano, é melhor sem os micro afinadores.

Na oportunidade, esclareço que afinar sem os micros afinadores não é ruim, pois as cordas ficam mais leves. A tensão diminui, logo a tensão das cravelhas também diminui, facilitando a afinação apenas por elas, pois se elas estiverem normalmente reguladas, a afinação é obtida normalmente, sem muito sofrimento.

Com o tempo acostumamos afinar sem os micros afinadores, caso usemos ele normalmente. No meu caso que raramente usava, não faz falta. Conheço músicos que não vivem sem os micros-afinadores. Eu voto contra eles. Prefiro, neste momento, ficar sem eles.

Também há possibilidade de usar apenas em uma corda, como no caso do violino. Apenas em duas. Eu uso em nenhuma e vivo sem grandes dificuldades.

E você, usa em todas as cordas ou em algumas ? Não usa ?

Deixe o seu comentário ou sua experiência, não deixe de compartilhar.

Saudações
Daniel

46 comentários:

  1. Paz de DEUS Daniel, Gostei muito do blog, em pouco tempo lendo ja me esclareceu bastante, comecei agora tem algumas semanas, que estou estudando o Nelson Gama v.1, meu cello não é de nenhum autor é um Rolim, que não sei se é bom comprei pq axei bonito(kkk) nunca tinha pego em um cello, vi uma vez na minha comun, e foi amor a primeira vista, em uma viagem minha até SP (Sou de Viçosa/MG)fui a Santa efigenia e comprei, e estou lutando com ele aqui, meu encarregado não entende nada de cello, tem uma boa noção de violino mas de cello nada, tenho muitas duvidas sobre o instrumento mas acredito que axei o lugar onde coseguirei sanar algumas da minhas duvidas. mas voltando ao assunto do post tambem estou achando q os micros estão atrapalhando o som do meu cello, estou sentindo uma vibração estranha nele principalmente nas cordas lá e ré, vou tirar eles e postarei se deu alguma diferença! desculpa axo q falei demais parabens pelo blog DEUS te Abençoe Att:Emerson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Grato pelos elogios. Estou nesta luta também e com muitas dúvidas, algumas já solucionadas e outras ainda não...

      Sobre os micro afinadores, de fato eles deixam o som mais metálico, ou deixam as cordas um pouco mais duras, ou perde-se um pouco do som. Mas isso é desconsiderado devido a facilidade de obter afinação por eles, aquele famoso "tequinho" que falta pata afinar ele ajuda muito. Mas eu não uso, pelo menos por enquanto. Mesmo que pouco, melhora o som. Se você não usar, tire mesmo.

      Sobre os barulhos, verifique se os micros não estão moles, alguma peça que não esteja devidamente apertada. Outro ponto que pode ser é o espigão estar vibrando e você estar achando que é os micros. Digo isso pois meu antigo espigão gritava de mais.

      Sobre o Rolin, são instrumentos feitos em fabrica artesanal. Mas não deixa der ser um instrumento sem os devidos cuidados o que pode prejudicar o som. Mas ele é feito com madeiras brasileiras, uma alternativa boa, melhor que compensado. Talvez você possa estar com um instrumento que foi feito por um funcionário alegre, o que pode ter ajudado.

      Esses dias toquei ao lado de um Rolin com o som muito bom.

      Hermano, dá para tocar sim com seu instrumento. Cello tem um som muito bonito, lindo. Um instrumento de melhor qualidade ajuda muito em tirar um som mais agradável.

      Violino não é Cello e Cello não é violino, não tem jeito. A semelhança é apenas na forma.

      Sobre o resultado, poste sim. é bom compartilhar...

      Caso queira, pode me mandar um e-mail. limeira.daniel@gmail.com fica à vontade para conversamos, sempre aprendemos, não sabemos tudo e nunca saberemos.


      Saudações Hermano
      Daniel

      Excluir
  2. opa vcs eé da ccb
    PDD TBM

    COMPREI UM CELLO PARROT E QUERO MELHORAR SOOM

    JA TROQUEI AS CORDAS PANHEI D'adario Prelude SAO MUITO BOAS TBM TIREI OS MECROS AFINADORES]

    ResponderExcluir
  3. o que tenho q fazer para o som ficar bonito

    agente escuta o som de hinos em cello grava é muito lindo
    vc grava vc mesmo tocando fica orrivel

    podem me ajudar
    por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermano.

      Isso mesmo. Quando gravo o som fica horrível. Muito diferente de quanto toco ao vivo. Acredito que seja a forma de gravação de possa influenciar, bem como a forma de captação do som. Para se obter uma boa gravação temos que ter uma boa aparelhagem, sem falar que devemos tocar bem afinadinho.


      Para melhorar o som do cello, vc pode trocar a alma do instrumento e o cavalete. Pegar um arco relativamente melhor, pelo menos com crina de animal.

      Isso fará o instrumento soar com som melhor.


      Claro, muito estudos... e, no nosso caso, pedir ao Altíssimo ajuda.



      Se precisar estamos ai.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  4. me indica uma marca de cavalete e de alma. em o arco tem q tar bem esticado ou+ou-. e tem que tocar bem perto do cavalete ou não?
    não sei se vc ja reparou mas os outros nos videos eles não fazem as notas nos lugares q nos fazemos por q? vc sabe
    aguardo resposta>

    saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilson.

      Modelo de cavalete iria no belga, marca Teller. Vide esse post: http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/11/cavalete-importancia-modelos-e.html

      Alma seria com luthier mesmo.


      O arco, quanto mais esticado estivar a crina, mais alto o som, porém, com certa perca de qualidade. Eu gosto da crina não muito apertada, apesar de sair pouco som. Quando quero mais som tenho que deixa a crina mais apertada.

      O local de passar o arco, vai variar do som. Na média, tocar no meio da corda (entre o final do espelho e cavalete) fará um som muito bom. Muito próximo do cavalete som alto, porém exige técnica e cordas boas. Perto do espelho, som suave e baixo.

      No meu caso, não consigo chegar muito peto do cavalete, o som começa a ficar com distorções (tudo indica que seja a corda) As arcadas perto do cavalete devem ser lentas. Para atingir um som bonito nessa região deve-se estudar bem as arcadas.


      Bom, espero que tenha ajudado. Fico à disposição.

      Saudações
      Daniel

      Excluir
  5. Mesmo que tire os microafinadores, fica bastante complicado de afinar o instrumento a parte de madeira do meu parrot (4/4) Saiu um pouco e fica bastante complicado de fixar as cordas, eu penso em tirar os microafinadores mas me preocupo com a afinação do instrumento...

    ResponderExcluir
  6. Exercito Otaku.

    De fato muitos não gostam de afinar o instrumento sem o mico afinador. Principalmente quando se procura uma afinação finíssima. Mas é possível afinar sim sem eles. Já conferi a afinação com afinador eletrônico e ficou 100 %. Com o tempo a adaptação vem.

    Agora fica ao teu critério.

    Faça um teste.

    Ganhei dois micros para testar e quase não uso. Mas, às vezes confesso que utilizo eles, mas não é a regra.



    ResponderExcluir
  7. OLÁ cellistas da CCB APD meus irmão em cristo jesus tambem toco tchello mas quero saber mais sobre ele para obter um som mais alto,afinado e bonito,não tenho MICRO e tinha duvidas sobre ele Mas quando lii o blog fiquei feliz porque verdadeiramente e melhor toca TCHELLO sem micro......
    DEUS ABENÇOE!!!!!!
    Sou de Teresina no PI

    ResponderExcluir
  8. À Paz de Deus queridos!!!
    Acessei este post, para procurar respostas sobre "Micro-afinadores" são ou não são necessários? Atrapalham ou não o som? Duvidas...
    Minha Viola está no concerto, tirei o verniz industrial e estou fazendo uma pintura artesanal, conheço pessoas que fizeram o mesmo e tiveram um melhora significativa de som. Ai pensei vou manter os micro-afinadores ou não???
    Ai então achei este post, com todas as observações possíveis sobre o uso dos Micro-afinadores...
    Deus abeçõe !!!

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me, mas eu nunca li tanta informação infundada a respeito de estandarte e microafinadores. Por exemplo, a tensão das cordas não é alterada em NADA, pois a parte vibrante da corda ficou a mesma, logo a facilidade do vibrato não é afetada em nada. Depois, para saber se a retirada dos microafinadores traz algum benefício perceptível ao ouvido humano, por mais treinado que seja o ouvido, faça esta experiência: pegue um instrumento sem microafinadores, depois, pegue um objeto metálico (por exemplo, uma surdina metálica) e encoste no estandarte na posição dos microafinadores. Encoste e retire o objeto em uma única arcada e perceba a diferença, ou melhor, perceba que NÃO HÁ DIFERENÇA PERCEPTÍVEL. Será que vale a pena tirar os microafinadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, respeito o posicionamento, porém, não é tanta informação infundada.

      Concordo que não há melhorias maravilhosas no timbre do instrumento, bem como alteração substancial na tensão das cordas. Evidente que não, mas há pequenas alterações sim.

      Todo corpo do cello, sem exceção, é vibrante. Quando mais livre de tensão, melhor será a sonoridade. Quando as cordas estão presas diretamente no standart, mais vibrações ele terá (logo, mais som).

      Inclusive recebi por esses dias um e-mail assim:

      "...Comprei essa semana um estandarte AKUSTICUS, e um cavalete Aubert Mirecourt, ainda nao testei o cavalete mas jah coloquei o estandarte, e tenho que te falar que a mudança de som foi ABSURDA, se por acaso quiser..."

      Ou seja, a troca de cavalete melhorou o som segundo o leitor do blog. Veja esse micro afinador super moderno, http://www.bcbows.com/index.php?cPath=119_124_290

      possuo dois. Quando instalei na corda A e D, o efeito lobo foi eliminado da corda D. Mas, não uso eles para afinar o cello, raramente, raramente mesmo.

      A regra é usar, porém, é possível sim viver sem eles. Há pouca, por mais que pequena, alteração no som e tensão das cordas. Claro, carece de evidências cientificas (teste precisos) mas a prática tem mostrado que ajuda sim!

      Sou defensor de que eles podem ser eliminados sem a maior falta deles (mas, há que não abre mão deles) (talvez possa mudar de opinião, mas até o momento, fico sem eles.

      Obrigado Amigo pelo posicionamento, isso é super importante.

      Saudações
      Daniel







      Excluir
    2. Faz muita diferença sim tocar sem os micro afinadores, testei no meu CE300 com cordas Helicore 510, e eu acho que a diferença está na questão de aumentar o comprimento da corda entre a cravelha e o estandarte. Talvez mantendo os afinadores e reduzindo o rabicho para compensar podemos ter resultados semelhantes. Estou inclinado a comprar um estandarte com micros embutidos, pois assim teria a micro afinação e o comprimento da corda como se não tivessem micro afinadores.

      Excluir
  10. Meu caro, eu também respeito o seu posicionamento, mas a questão é: Até onde essa melhoria "absurda" não passa de autossugestão? Você já fez o teste que eu fiz? Não há diferença perceptível, meu caro, não há; são necessários estudos científicos que eliminem a autossugestão, e aí eu gostaria que algum ouvido treinado, num teste cego, dissesse se percebeu diferença; aliás, eu queria até convidar algum ouvido bem treinado para fazer algum teste desse tipo. Eu fiz esse teste na minha viola de lutier e, como não percebi ABSOLUTAMENTE nem uma diferença, pus novamente os outros três microafinadores. A mesma coisa eu fiz com o meu violino. Eu vejo na minha orquestra os amigos tendo o maior trabalho para afinar com precisão os seus violinos sem microafinadores. Eu quero dizer, não adianta teoria se na prática não há diferença perceptível, e, se alguém me disser que há, eu convido para fazer um teste cego! Com todo respeito às opiniões contrárias, amigos músicos e lutiers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo.. acho que você está viajando. Aqui não é um "fórum internacional dos cientistas estudantes de micro-afinadores de violoncelo".

      Excluir
    2. Não, eu não estou viajando, eu apenas não tolero ser enganado, nem por autossugestão, afinal "a ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." — Carl Sagan.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. sai fora dai(anonimo) vc toca viola velho nos violoncelo vc e do contra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então na tua orquestra os naipes são cada um "do contra", são inimigos????!!!!

      Excluir
  12. estou vendendo um violoncelo artesanal de luthier motagnane,com arco feito por luthier,capa nova,cavalete importado,e espigão fibra de carbono apenas 6 mil ele foi avaliado em 8 mil estou vendendo ,motivo dividas me mande um email para celista273@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. estou vendendo um violoncelo artesanal de luthier motagnane,com arco feito por luthier,capa nova,cavalete importado,e espigão fibra de carbono apenas 6 mil ele foi avaliado em 8 mil estou vendendo ,motivo dividas me mande um email para celista273@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. sai fora dai(anonimo) vc toca viola velho nos violoncelo vc e do contra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não tens NEM UMA autoridade para me expulsar deste blog. Quando o Daniel pedir que eu me retire, eu prontamente me retirarei, agora tu... Daniel, sim, é educado, sabe ouvir opiniões diferentes.

      Excluir
  15. COMO RESOLVER DEFINITIVAMENTE OS PROBLEMAS COM RABICHOS!!!!!

    Para fixar o estandarte e não desafinar jamais, SIM, JAMAIS! eu dispensei o rabicho tradicional rosqueado por CORDÃO DE NÁILON MULTIFIBER nº 3 (espessura que cabe exatamente no orifício do estandarte). Daí existe dois nós no cordão de náilon que não saberei descrever aqui, mas são nós simples: um laço da corda esquerda na corda direita e um laço idêntico da corda direita na corda esquerda.

    MINHAS FRUSTRAÇÕES foram comprar um cello com rabicho defeituoso e testar um rabicho de cabo de aço de bicicleta muito pesado para o instrumento tão leve, visto que quanto mais leves as peças do instrumento melhor ele nos responde! Dito isso, fui inspirado por essa ideia de baixo que copiei desse site (assim, fiz um igualzinho ao custo R$1,00 - e sobrou corda "prá dedeu").
    http://ecorde.com.br/rabicho-para-cello-44-multifiber-no-stretch/item/1204
    P.S. Peço desculpas ao pessoal desse site por copiar a grande ideia da empresa internacional que criou o projeto, mas assim o fiz porque não tinha dinheiro suficiente para comprar esse caríssimo e infalível rabicho, bem como teria de aguardar semanas para recebê-lo pelos correios: eu precisava de um rabicho aqui e agora!

    ATENÇÃO! AVISO IMPORTANTÍSSIMO!

    Cuidado com corda de má qualidade, pois, se o estandarte solta com a tenção das cordas afinadas o músico poderá se acidentar seriamente! Por isso recebi orientações de pessoa especialista em a tenção física de cordas por numeração.

    Atenção! NÃO use CADARÇO e muito menos CORDÃO DE BERMUDA de surfista. Procure em LOJAS ESPECIALIZADAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO! É necessário saber se o cordão é "multifiber", isto é, além do revestimento trançado de náilon ele tem um núcleo com dezenas de finíssimos fios brancos maciços de náilon puro.

    Atenção! O cordão de náilon não deve ser mais fino que o buraquinho do estandarte, nem mais grosso, obviamente porque não vai entrar; ele deve ser exatamente da mesma espessura (acho que nº 3 ou 4).

    SOBRE OS NÓS AMARRADOS: além dos dois nós, bem apertados e bem juntos, deve-se dar (por garantia de que não vai soltar por escorregadio entre as cordas) mais um bom nó no final da sobra do barbante.

    SOBRE ESSE TIPO DE NÓ VEJA NO LINK ACIMA!

    Detalhe Importante: quanto mais flácido e flexível for o cordão, pior a qualidade!

    Fale com seu luthier sobre o assunto e lembre-se de mim sobre essa grande contribuição a todos os violoncelistas brasileiros que tem problema de afinação com aquele péssimo rabicho tradicional.

    ResponderExcluir
  16. Amancio, o nailon que vc usou é o comum???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Eu comprwi o náilon em loja de construção. Uso até hoje, sem problemas. Porém detectei um ponto certamente negativo: seu uso diminui as vibrações graves uns 10% que aquele rabicho que é sólido. Há rabivhos de metais...muito pesado.

      Excluir
    2. Olá. Quem poderia me indicar um luthier no Nordeste. Comprei um outro violoncelo e apareceu um problema que não consigo resolver: espelho empenado. Não sei como retirá-lo, descolá-lo e colá-lo.

      Excluir
    3. Professor, onde te encontras no nordeste? Envie-me um email contato@afonte.net.br

      Excluir
  17. Olá, toco violino e este Post me ajudou muito. Eu usava há anos um estandarte que os micro afinadores são imbutidos (de plástico ) aí deu problema e fui obrigado a trocar. Segui o conselho do Post e optei pelo estandarte de ébano e micro afinador da corda E é na corda A minha corda D e G estão sem micro afinador. Meu som mudou sim. Ficou encorpado e maduro e meu vibrato ficou acentuado. Meu grave realmente é grave, pq com o outro estandarte meu grave soava médio agudo. Que Deus abençoe vcs. 😊😍

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Daniel, muito boa a explicação do estandarte, estava com muitas duvidas, você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  19. Por favor, estou precisando de ajuda. Minha filha está começando a ter aulas de violoncelo e está apaixonada (14 anos) mas ainda não tem o instrumento. Ela é iniciante. Como eu não conheço as marcas estou insegura para comprar. Tem em minha cidade uma pessoa vendendo um Nhureson no valor de r$2.000,00 semi novo. Esse instrumento é bom para um aluno iniciante? devo comprar outra marca?
    Leila Lima

    ResponderExcluir
  20. Tava só lendo, mas pra reforçar alguns pontos aqui devido aos comentários do Anônimo. Tive um aluno que tinha um violoncelo Alan original, parecia um pedaço de ferro. Troquei o estandarte por um de madeira, tirei os micro-afinadores, coloquei cordas Mauro Calixto, ajustei o cavalete e por fim ajustei também o espelho. O violoncelo ficou tal macio que qualquer iniciante não precisaria demorar 5 anos para pelo menos tocar os hinos da arpa ou outros. O estandarte impactou mesmo, visto na pratica, então anônimo teoria sem pratica não tem valor. Eu fiz esses ajustes e foi da agua pro vinho também regulei as cravelhas para não voltarem. E um anônimo também perguntou acerca do Cello Nhureson por R$2000,00 apesar de ser um instrumento bom, ser for para pagar esse preço compre um Eagle CE 200 ou 300, precisará também levar em algum luthier ou restaurador para amaciar o instrumento para sua filha, ela evoluíra muito mais rápido. Qual modelo desse Nhureson e ano de fabricação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quem poderia me indicar um luthier no Nordeste. Comprei um outro violoncelo e apareceu um problema que não consigo resolver: espelho empenado. Não sei como retirá-lo, descolá-lo e colá-lo.

      Excluir
  21. Olá amigos!
    Tenho uma dúvida e talvez alguém desse sitio possa me ajudar.
    Comprei um afinador digital que afina com vibração, minha dúvida seria em qual o melhor lugar onde não prejudicaria o som do meu cello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pessoal...
      A pergunta seria em qual parte do Cello eu poderia coloca-lo.

      Excluir
  22. estandarte de violoncelo é uma peça que serve para fixar as cordas. Geralmente produzido com madeiras nobres ele é preso, em uma extremidade, pelo rabicho e na outra pelas cordas do instrumento. http://www.hpgmusical.com.br/estandarte-para-violoncelo-44-ebano-standard--dominante-orquestral-6070/p

    ResponderExcluir
  23. Tenho um Cello Andaluzia e estou com ele há 19 anos..Não o troco por nada.
    Uso cavalete belga teller, (já usei o francês tourte e durou exatos 10/anos sem perder qualidade).
    Uso cordas Larsen e spirocore. Estandarte fino de ébano acabamento de primeira e não pretendo trocar..uso todos os micro afinadores e sem eles o som é a mesma coisa pq meu Cello é bom. Simples assim...não se enganem..um arco bom também faz toda a diferença.. Não adianta encher o carro de acessórios se não tiver motor e um bom motorista... Estudem e use o melhor que puderem...mas não adianta uma Ferrari na mão de quem não sabe dirigir...um bom músico vale mais que um bom instrumento. Abraços. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  24. Uso o micro afinador em todas vou tentar começar tirando da dó...

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Gente, comprei 4 micro afinadores para violoncelo, mas eles estão pequenos para meu instrumento. Será que a distância entre o fim do estandarte e o orifício onde encaixamos o micro afinador está fora dos padrões? Ou será que comprei micro afinadores pequenos para violoncelo, apesar de na embalagem está escrito "para violoncelo"? Alguém pode me dizer qual o tamanho de um micro afinador. Estou disposto a não usar micro afinadores, mas quero primeiro testar meu instrumento com eles. Grato!

    ResponderExcluir
  30. A paz de Deus .
    Gostaria de saber se existe uma distância exata entre o standart e o cavalete ?
    Deus abençoe

    ResponderExcluir

Click no link "Notifique-me" ao lado direito para receber a resposta de seu comentário, bem como demais comentários dessa postagem no seu e-mail.